VSAT - Definição

A rede de comunicações VSAT (Very Small Aperture Terminal) foi idealizada no final dos anos 80 com o objetivo inicial de integrar unidades separadas por longas distâncias, tem sido utilizada comercialmente há dez anos. Seu nome refere-se a qualquer terminal fixo usado para prover comunicações interativas, ou recepção apenas, sempre passando pelo satélite qualquer transmissão terrestre até o receptor. 
Tais redes são compostas de três componentes básicos: estações remotas (terminais VSAT), uma estação master opcional (HUB) e obviamente o satélite de retransmissão. Como será visto mais adiante, o HUB gerencia a rede num determinado tipo topologia e tem a finalidade de controlar o acesso pelo provedor do serviço. 
De um a milhares todos os terminais VSAT de um mesmo sistema utilizam o mesmo transponder (conjunto receptor, conversor de freqüência e transmissor) e compartilham a mesma banda. 
O sistema VSAT se diferencia por usar antenas de pequeno diâmetro, menores que 2.5 m para terminais e menores que 4 m para HUB’s e ter baixo custo. Abaixo, na figura 1, o esquema das partes de um terminal VSAT.
 
 Figura 1 – Terminal VSAT (www.intelsat.com) 
Obviamente que os sinais recebidos do satélite são fracos e precisam ser amplificados sem a introdução de ruídos, que é executado pelo módulo LNA (Low Noise Amplifier). A amplificação e conversão para a freqüência adequada ao uplink e realizada pelo módulo Power Amplifier/Frequency Converter. Além desses dois blocos existe ainda o bloco Base Band Controller que limita o uplink e o downlink além do modulador e demodulador que será visto mais à frente.

Sem comentários: